ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: QUIMICA
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SÉRIE: 2º E.M
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PROFESSOR: JOSIANI
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CONTEÚDO: condutibilidade dos
materiais
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HORAS/AULA: 4
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PERÍODO: Envio 23/06/2020
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DATA DE
ENTREGA:08/07/2020
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2º BIMESTRE
QUERIDOS ALUNOS
INICIAREMOS O 2º BIMESTRE ESPERO CONTAR COM APOIO DE TODOS PARA AS REALIZAÇÕES
DAS ATIVIDADES AQUI PROPOSTA, POR ISSO, VAMOS TER MAIS COMPROMISSO COM NOSSAS
ATIVIDADES, POIS SEU PROJETO DE VIDA, TAMBEM DEPENDE DE SEUS ESFORÇOS!!!!
Objetivo: trabalhar o conceito da condutibilidade elétrica de
alguns materiais e os fatores que a influenciam.
É importante deixar evidente que a
condutibilidade elétrica dos diversos materiais varia dependendo de suas
características, e que o grau de condutibilidade é proporcional a quantidade de
cargas elétricas que o material possui.
Sendo assim, há os materiais
condutores e os não condutores (isolantes) de corrente elétrica, e que
comportamento diferente no estado solido, liquido e quando estão dissolvidos em
água.
Para testar a condutibilidade elétrica de alguns materiais,
sugiro o vídeo ‘’Condutibilidade dos
Materiais’’ disponível em:
Atividade 1
Realizar uma pesquisa sobre condutores, maus
condutores e isolantes de eletricidade. Para realizar essa atividade faca
pesquisa em livros didáticos, acesso à internet, vídeos etc.
Atividade 2
Assistir aos vídeos ‘’A
história da eletricidade – episodio1 A faísca, disponível em, https://bit.ly34LaNoH e Condutores e isolantes disponível em , https://pt.khanacadeny.org/science/physics/eletric-charge-eletric-force-and-voltage/chargeeletric-force/v/conductors-and-insullators.
Responda as questões
Qual a diferença entre isolantes
e condutores
Dê exemplos de condutores e
isolantes.
O que é carga por indução?
Para que serve o fio terra ?
ATIVIDADE 3 – HISTÓRIA DO ÁTOMO
Na atividade 3 vocês terão a
oportunidade de conhecer um pouco sobre a história dos modelos atômicos e
retomar os conceitos de átomos, moléculas, substancia simples e substancia
composta. Assim irão compreender que os átomos segundo o modelo atômico
Rutherford Bohr, seriam formados por um núcleo com partículas positivas
(prótons) e partículas neutras (Nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria
uma região vazia onde os elétrons ficariam girando em redor do núcleo.
Assista ao Vídeo “Tudo se
Transforma, História da Química, História dos Modelos Atômicos”, disponível em:
https://www.youtube.com/
watch?v=58xkET9F7MY
Pesquisar sobre o modelo atômico e seu postulado proposto
por ele: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Escolha um cientista para esta
atividade. Represente os modelos atômicos através de desenhos, vídeos ou
podcasts.
OBS: No vídeo sugerido para atividade 3 aparece: Substancia
simples tem átomo simples. Substancia composta tem átomo composto. Observando o
erro conceitual, sugere-se que seja explicado que substancia simples são
formadas pelo mesmo elemento, enquanto substancia composta são formadas por elementos
diferente
Uma boa aula todos!!!!!
Lembre-se que estou à disposição de todos
para tirar qualquer dúvida.
Logo tudo isso vai passar …. Se cuidem e não
saia de casa! Um grande abraço
Prof. Josiani
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