ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|
||
DISCIPLINA: Geografia
|
SÉRIE: 2ª Série do Médio
|
|
|
PROFESSOR: Loren Evelyn
|
|
||
CONTEÚDO:
OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (I): O ESPAÇO INDUSTRIAL
|
HORAS/AULA: 4
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 22/6
|
DATA DE
ENTREGA: 6/7
|
|
OBJETIVO DA
AULA: compreender
a importância dos migrantes no processo de industrialização brasileiro.
JUSTIFICATIVA: as contribuições
trazidas por imigrantes de diferentes países para o desenvolvimento econômico e
industrial do Brasil foram bastante expressivas. A partir da primeira década do
século XX, com a disponibilidade de capital proveniente da cafeicultura, que
esse processo se impulsionou e estimulou a imigração europeia. Os imigrantes
trouxeram novos hábitos de consumo, que incluíam produtos industrializados, bem
como um pouco de experiência em trabalhos como operários e na produção
industrial.
Após a leitura do texto de
apoio, copie e responda somente as perguntas em teu caderno. Não se esqueça de
enviar uma foto para a professora fazer o registro da sua atividade! Depois das
questões deixo um link do youtube com o resumo do conteúdo, para aprofundamento.
Bons estudos!!!
ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|
||
DISCIPLINA: Geografia
|
SÉRIE: 2ª Série do Médio
|
|
|
PROFESSOR: Loren Evelyn
|
|
||
CONTEÚDO:
OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (I): O ESPAÇO INDUSTRIAL
|
HORAS/AULA: 4
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 22/6
|
DATA DE
ENTREGA: 6/7
|
|
|
Atividade
1 - Durante muito
tempo, o Brasil teve destaque apenas no setor primário da economia, com a
exportação de pau-brasil, açúcar, ouro, borracha, cacau e café entre outros.
Foi a partir da primeira década do século XX, com a disponibilidade de capital
proveniente da cafeicultura, que esse processo se impulsionou e estimulou a
imigração europeia. Os imigrantes trouxeram novos hábitos de consumo, que
incluíam produtos industrializados, bem como um pouco de experiência em
trabalhos como operários e na produção industrial.
Para compreender a
importância dos migrantes no processo de industrialização brasileiro, leia os
dados representados no gráfico 1 “Imigrantes no Brasil no final do século XIX e
início do século XX” disponível na página 62 do caderno do aluno volume 2
Atividade 5
Para aprofundamento
do conteúdo desta aula, deixo disponível uma videoaula sobre as etapas da
industrialização brasileira, a mesmo irá te ajudar a desenvolver o roteiro desta semana. Assista e
registre em seu caderno as principais
informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário