ESCOLA:
E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: História SÉRIE/ANO: 2° E.M
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PROFESSOR: Amauri Matos
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NOME DO ALUNO: Nº
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CONTEÚDO:
Expansão territorial da América portuguesa HORAS/AULA: 4
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: DATA
DE ENTREGA:
06/07/2020 21/07/2020
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Habilidades
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Estabelecer relações entre
as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas
semelhanças e diferenças.
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A formação do território da
América portuguesa
Iremos comparar mapas
históricos da América portuguesa em diferentes períodos
(antes e depois do Tratado de Madri) com mapas do
Brasil atual. Faremos importantes reflexões sobre as transformações no meio ambiente
trazidas pela ocupação e pela expansão territorial no período colonial.
Parte 1
•
Observe a América portuguesa com os limites
então definidos pelo Tratado de Tordesilhas (1494).
Observe a divisão política atual do Brasil.
•
identifique as diferenças entre os mapas:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
É importante que perceba que os portugueses colonizaram
terras no continente americano além do limite imposto pelo Tratado de
Tordesilhas e que as terras que hoje pertencem ao Brasil, teoricamente,
pertenceram à Espanha, segundo os termos do Tratado.
Esse tratado não
foi reconhecido pelos monarcas de outras potências europeias
(Inglaterra, França e Holanda), que também tinham pretensões
de explorar e colonizar terras de outros continentes. Por isso, esses países
também organizaram expedições, com o objetivo de tomar posse dessas terras.
Explique o que o rei francês Francisco I quis dizer
quando comentou o seguinte sobre o Tratado de Tordesilhas:
“Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão
que me afastou da partilha do mundo”.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Conseguiria dizer quem foram os principais sujeitos e
motivações que levaram a essa expansão?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________ O governo português buscou legalizar os
territórios conquistados por meio de uma série de acordos com a Espanha, entre
os quais devem ser destacados o Tratado de Madri (1750), o Tratado de Santo
Ildefonso (1777) e o Tratado de Badajós (1801).
Pesquise na internet ou livro didático, detalhes sobre cada um desses tratados e registre no seu caderno:
Parte 2
Pesquise sobre mapas atuais no seu
atlas, livro didático ou internet, que mostrem os mesmos locais representados
nos mapas do período colonial. Comparem o que mudou nessas terras... Tente
perceber no Brasil do período colonial para os dias atuais quais foram as
principais tranformações. Depois responda as questões com base na comparação
entre mapas de diferentes períodos:
1.
Houve desmatamento nessa região?
2.
O local é habitado por uma comunidade indígena
ou de outro tipo (urbana, quilombola etc.)?
3.
Na comparação entre os mapas dos diversos
períodos históricos e os atuais, é possível dizer que o território
brasileiro:
a
Diminuiu ao longo do tempo e atualmente tem é
menor que no século XVIII.
b
Permaneceu igual ao longo do tempo, pois as
capitanias hereditárias tonaram-se os estados atuais.
c
Aumentou, pois, ao longo do tempo, o território
foi se expandindo rumo ao interior, alcançando a formação atual no século
XX.
d
Aumentou em relação ao período colonial, mas
diminuiu em relação ao período imperial por conta da perda de territórios para
o Uruguai e o Paraguai.
4.
Cite o nome de ao menos dois tratados que
Portugal assinou com a Espanha e que versavam sobre o território da América
portuguesa.
Atenção!
Aluno (a), deixe todas atividades registradas em
folhas separadas do caderno, na escola até o prazo estabelecido. Caso possua
tecnologia, tire fotos e me envie via WhatsApp ou Classroom.
Se cuida!
Ampliação BIBLIOTECA DIGITAL DE CARTOGRAFIA
HISTÓRICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em:
<http://www.cartografiahistorica.usp.br/>.
Acesso em: 31 ago. 2018.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
(FGV). Atlas Histórico do Brasil. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/>.
Acesso em: 31 ago.
2018. Atlas Histórico do
Brasil produzido pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História
Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E
ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas>.
Acesso em: 4 set. 2018. Para ampliar os conhecimentos sobre mapas do Brasil,
sugere-se a área para crianças do site do Instit
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