terça-feira, 7 de julho de 2020

História- Amauri

ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
                                                
DISCIPLINA: História                                                   SÉRIE/ANO: 2° E.M
                                                
PROFESSOR: Amauri Matos                               
                                                
NOME DO ALUNO:                                                                                            
CONTEÚDO: 
Expansão territorial da América portuguesa            HORAS/AULA: 4
                                                
           PERÍODO: DATA DE ENVIO:                        DATA DE ENTREGA:   
                      06/07/2020                                                    21/07/2020
                                                


Habilidades  
Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
A formação do território da América portuguesa
Iremos comparar mapas históricos da América portuguesa em diferentes períodos
(antes e depois do Tratado de Madri) com mapas do Brasil atual. Faremos importantes reflexões sobre as transformações no meio ambiente trazidas pela ocupação e pela expansão territorial no período colonial.

Parte 1

Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ntNqjEsUSqY

        Observe a América portuguesa com os limites então definidos pelo Tratado de Tordesilhas (1494).


 Observe a divisão política atual do Brasil. 


       
identifique as diferenças entre os mapas:
____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________   

É importante que perceba que os portugueses colonizaram terras no continente americano além do limite imposto pelo Tratado de Tordesilhas e que as terras que hoje pertencem ao Brasil, teoricamente, pertenceram à Espanha, segundo os termos do Tratado.

Esse tratado não foi reconhecido pelos monarcas de outras potências europeias

(Inglaterra, França e Holanda), que também tinham pretensões de explorar e colonizar terras de outros continentes. Por isso, esses países também organizaram expedições, com o objetivo de tomar posse dessas terras.





Explique o que o rei francês Francisco I quis dizer quando comentou o seguinte sobre o Tratado de Tordesilhas:


 Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que me afastou da partilha do mundo.


____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________ 


 Compare o mapa da América portuguesa de acordo com o Tratado de Tordesilhas, mas, desta vez, com outro mapa do período colonial, o da América portuguesa em meados do século XVIII.
 

Conseguiria dizer quem foram os principais sujeitos e motivações que levaram a essa expansão? 
____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________  O governo português buscou legalizar os territórios conquistados por meio de uma série de acordos com a Espanha, entre os quais devem ser destacados o Tratado de Madri (1750), o Tratado de Santo Ildefonso (1777) e o Tratado de Badajós (1801). 

Pesquise na internet ou livro didático, detalhes sobre cada um desses tratados e registre no seu caderno:


Parte 2 


Pesquise sobre mapas atuais no seu atlas, livro didático ou internet, que mostrem os mesmos locais representados nos mapas do período colonial. Comparem o que mudou nessas terras... Tente perceber no Brasil do período colonial para os dias atuais quais foram as principais tranformações. Depois responda as questões com base na comparação entre mapas de diferentes períodos: 

1.   Houve desmatamento nessa região? 

 1.   Hoje o local é uma área urbana ou rural?  






2.   O local é habitado por uma comunidade indígena ou de outro tipo (urbana, quilombola etc.)? 

 

3.   Na comparação entre os mapas dos diversos períodos históricos e os atuais, é possível dizer que o território brasileiro: 
a     Diminuiu ao longo do tempo e atualmente tem é menor que no século XVIII. 
b    Permaneceu igual ao longo do tempo, pois as capitanias hereditárias tonaram-se os estados atuais. 
c     Aumentou, pois, ao longo do tempo, o território foi se expandindo rumo ao interior, alcançando a formação atual no século XX. 
d    Aumentou em relação ao período colonial, mas diminuiu em relação ao período imperial por conta da perda de territórios para o Uruguai e o Paraguai.

4.   Cite o nome de ao menos dois tratados que Portugal assinou com a Espanha e que versavam sobre o território da América portuguesa.







 Atenção!
Aluno (a), deixe todas atividades registradas em folhas separadas do caderno, na escola até o prazo estabelecido. Caso possua tecnologia, tire fotos e me envie via WhatsApp ou Classroom.
Se cuida!





Ampliação   BIBLIOTECA DIGITAL DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em:
<http://www.cartografiahistorica.usp.br/>. Acesso em: 31 ago. 2018. 
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Atlas Histórico do Brasil. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/>. Acesso em: 31 ago.
2018. Atlas Histórico do Brasil produzido pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).  INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas>. Acesso em: 4 set. 2018. Para ampliar os conhecimentos sobre mapas do Brasil, sugere-se a área para crianças do site do Instit

Nenhum comentário:

Postar um comentário