ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|
|
|
DISCIPLINA:
Sociologia
|
SÉRIE: 2º ano ensino médio
|
|
|
PROFESSOR:
André Luiz Cosmo
|
|
|
|
NOME DO ALUNO:
|
Nº
|
CONTEÚDO:
Semana Intensiva
|
HORAS/AULA: 06
|
|
|
PERÍODO:
DATA DE ENVIO: 28.05.2020
|
DATA DE ENTREGA: 29.05.2020
|
|
|
RECURSOS
UTILIZADOS:
|
|
|
|
OBJETIVO/HABILIDADE
DA AULA: Atividade para fechar bimestre.
Que tal utilizar uma música para fomentar discussões/reflexões
sociológicas em sala de aula? A Música de “Gabriel, o Pensador”, “Sobrevivente”
é um bom exemplo de música.
Comentários iniciais
Gabriel é, sem dúvida um dos maiores representantes do rap
brasileiro e da música “Sobrevivente” dialoga abertamente com o trap, subgênero
cada vez mais popular da cultura hip hop. A letra é composta fortes rimas em
forma de protesto, traz diversos temas contemporâneos, tais como a
intolerância, a falta de empatia, a violência, a depressão, a redes sociais, o
descaso com os mais pobres e desastres ambientais recentes.
propostas para a aula de Sociologia
- discutir a letra da
música, buscando apresentar as figurações (sob uma perspectiva eliasiana),
a fim de demonstrar que as questões e fatos relatados na música não são
fenômenos isolados, antes parte de uma rede de relações. Recomendo ler a
entrevista dada pelo “Gabriel, o Pensador” sobre a composição da letra.
Para uma dica de orientações de como usar letras de músicas em sala de
aula, recomendo o artigo “Os usos de letras de músicas nas
aulas de Sociologia”,
Letra da música indicada
Música: Sobrevivente
Nenhum comentário:
Postar um comentário