ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Projeto
de Vida
|
SÉRIE: 2 ª Série- EM
|
||
PROFESSOR: Ana
Maria
|
|||
CONTEÚDO: Competências socioemocionais: Empatia
e Imaginação Criativa
|
HORAS/AULA: 2 aulas
|
||
PERÍODO: Aula do dia 12/06/20
|
DATA DE ENTREGA: 16/06/20
|
||
OBJETIVO DA AULA: Refletir sobre a importância das áreas de conhecimento
e como elas podem ser articuladas para o desenvolvimento da sua aprendizagem e
consecução do seu Projeto de Vida
Nº
aulas
|
Nº
|
O QUE É PRA FAZER?
|
Apostila 2º bim
|
2
|
|
Obs: As atividades consta em sua apostila, fiz algumas alterações por
ser aula a distância .
Errata: Na apostila do aluno, onde se lê , Atividade Leia-se
Situação de Aprendizagem e, onde se lê , se Situação de
Aprendizagem , leia-se Atividade.
|
Páginas
152
e
153
|
Obs: Nessa atividade você vai
refletir sobre a importância das áreas de conhecimento e como elas se articulam
para o desenvolvimento da sua aprendizagem e continuidade do seu Projeto de
Vida. . Para isso, é importante que você organize tudo o que sabe a respeito
desse assunto. Contudo, antes disso, para que você entenda melhor as
explicações, será preciso que você realize a seguinte atividade:
Atividade 1-
Sobre seu
Lugar preferido – Por ex: O lugar preferido é aquele que você dá
valor emocional com base nas suas experiências e personalidade. Geralmente, um
lugar preferido é aquele que dá a paz que você precisa. É onde você pode se
concentrar nos seus passatempos preferidos, como a prática de algum esporte,
artesanato, leitura, artes ou até mesmo cinema. Pode ser também um lugar em
plena natureza, a casa de um bom amigo e até mesmo um lugar que não,
necessariamente, seja físico, mas que tenha grande apelo emocional.
1. Pense
em um lugar em que mais gosta de frequentar.
2. Descreva
o que faz desse lugar o seu preferido.
3-
Para conversar sobre isso, escolha uma pessoa de sua
casa. Fale para ele(a) tudo o que pensou e descreveu nas questões anteriores.
4-
Agora, ouvindo a pessoa que você escolheu, é possível
identificar lugares comuns ou de preferências semelhantes entre cada um de
vocês? Sobre isso, converse com a pessoa
, as preferência dele(a) parecida ao seu
lugar preferido .
Obs: Na atividade anterior, você deve ter percebido que
existem diferentes maneiras de organizar algo. Quando você identifica uma pessoa que tem um lugar preferido semelhante
ao seu, você usou algum critério para isso. Os critérios nos ajudam a organizar
o nosso quarto, por exemplo quando definimos que roupas ficam no armário e
livros na estante, e a nossa mente também! A organização traz
bem-estar e felicidade. Se você não consegue se organizar, sua mente também
pode estar em desordem!
Atividade 2-
Se você tiver alguém em sua casa que estude,
Conversem sobre tudo o que vocês sabem sobre a organização das
disciplinas/componentes curriculares e como essa organização pode favorecer a
forma e quanto você aprende. Pense como isso se relaciona com o seu Projeto de
Vida.
Obs: As questões abaixo não precisa
responder ! É só pra você
refletir...
• Como
os componentes curriculares se organizam por área do conhecimento?
• Quais
componentes curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre
si?
• Existem
critérios na ordem dos conteúdos escolares apresentados em cada bimestre? Quais
critérios foram usados para isso?
• É
possível aprender os conteúdos dos componentes curriculares de acordo com o que
você vivencia na sua rotina e prática escolar? Como?
• Como
deve ser um currículo que é centrado no estudante (em você)?
Só pra ler ! não precisa copiar o texto.
Você deve saber, portanto, que
existe uma organização do currículo escolar que permite que todos aprendam, não
é mesmo? Por este motivo, é muito importante ter informações sobre essa
organização, pois isso permite que você entenda como tudo funciona e como os
conteúdos podem ser mais explorados, em determinado momento e espaço, por você.
Sobre isso, talvez você não tenha tanta clareza, mas as disciplinas/componentes
curriculares, apesar de prédeterminadas e organizadas conforme as explicações
dadas pelo o(a) seu(sua) professor(a), devem ser movimentadas a partir dos seus
interesses ou preferências e, não apenas, por meio do que você precisa aprender
na escola. É dessa forma que tudo passará a ter sentido para você e a escola
pode tornar-se um dos seus lugares preferidos! Portanto, a organização das
disciplinas/componentes curriculares são mais do que conteúdos planejados
intencionalmente e construídos para atingir objetivos específicos, elas
dependem do principal: VOCÊ para serem movimentadas e aprendidas! Sendo assim,
aproveite como elas estão organizadas para aumentar ainda mais a sua
aprendizagem e alcançar os seus objetivos! Sobre isso, converse com os seus
irmãos ou alguém em sua casa que estudam
sobre como você acredita que as disciplinas/componentes curriculares
podem ser movimentados por você na escola. Como você e os seus colegas dão vida
para a Matemática ou para Língua Portuguesa? Como fazem os livros virarem
saberes e as lições saírem do papel? O que isso tem a ver com o Projeto de Vida
de vocês?
Atividade 3-
1. A partir das discussões ,
construa um desenho sobre como você entende a organização das
disciplinas/componentes curriculares. Ao final, apresente para sua professora
em forma de foto pelo Whats.
Nenhum comentário:
Postar um comentário