terça-feira, 23 de junho de 2020

Projeto de Vida- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Projeto de Vida
SÉRIE: 2 ª Série- EM
PROFESSOR: Ana Maria 
CONTEÚDO:  Competências  socioemocionais:                                 Empatia e Imaginação Criativa

HORAS/AULA: 2 aulas
PERÍODO: Aula do dia 12/06/20
DATA DE ENTREGA: 16/06/20

OBJETIVO DA AULA:  Refletir sobre a importância das áreas de conhecimento e como elas podem ser articuladas para o desenvolvimento da sua aprendizagem e consecução do seu Projeto de Vida


Nº aulas
O QUE É PRA FAZER?
Apostila  2º bim
2

  Obs: As atividades consta em sua apostila, fiz algumas alterações por ser aula a distância .

Errata: Na apostila do aluno, onde se lê ,  Atividade Leia-se
Situação de Aprendizagem e, onde se lê , se Situação de
Aprendizagem , leia-se Atividade.

Páginas
152 e
153

Obs: Nessa atividade você vai refletir sobre a importância das áreas de conhecimento e como elas se articulam para o desenvolvimento da sua aprendizagem e continuidade do seu Projeto de Vida. . Para isso, é importante que você organize tudo o que sabe a respeito desse assunto. Contudo, antes disso, para que você entenda melhor as explicações, será preciso que você realize a seguinte atividade:

Atividade 1- 

Sobre seu Lugar preferido – Por ex: O lugar preferido é aquele que você dá valor emocional com base nas suas experiências e personalidade. Geralmente, um lugar preferido é aquele que dá a paz que você precisa. É onde você pode se concentrar nos seus passatempos preferidos, como a prática de algum esporte, artesanato, leitura, artes ou até mesmo cinema. Pode ser também um lugar em plena natureza, a casa de um bom amigo e até mesmo um lugar que não, necessariamente, seja físico, mas que tenha grande apelo emocional.
1.  Pense em um lugar em que mais gosta de frequentar.
2.  Descreva o que faz desse lugar o seu preferido.
3-                  Para conversar sobre isso, escolha uma pessoa de sua casa. Fale para ele(a) tudo o que pensou e descreveu nas questões anteriores.
4-                  Agora, ouvindo a pessoa que você escolheu, é possível identificar lugares comuns ou de preferências semelhantes entre cada um de vocês? Sobre isso,  converse com a pessoa ,  as preferência dele(a) parecida ao seu lugar preferido .
Obs: Na atividade anterior, você deve ter percebido que existem diferentes maneiras de organizar algo. Quando você identifica uma  pessoa que tem um lugar preferido semelhante ao seu, você usou algum critério para isso. Os critérios nos ajudam a organizar o nosso quarto, por exemplo quando definimos que roupas ficam no armário e livros na estante, e a   nossa mente também! A organização traz bem-estar e felicidade. Se você não consegue se organizar, sua mente também pode estar em desordem!

Atividade 2-

  Se você tiver alguém em sua casa que estude, Conversem sobre tudo o que vocês sabem sobre a organização das disciplinas/componentes curriculares e como essa organização pode favorecer a forma e quanto você aprende. Pense como isso se relaciona com o seu Projeto de Vida.  
Obs: As questões abaixo não precisa  responder !  É só pra você refletir...
  Como os componentes curriculares se organizam por área do conhecimento? 
  Quais componentes curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre si? 
  Existem critérios na ordem dos conteúdos escolares apresentados em cada bimestre? Quais critérios foram usados para isso?
  É possível aprender os conteúdos dos componentes curriculares de acordo com o que você vivencia na sua rotina e prática escolar? Como? 
  Como deve ser um currículo que é centrado no estudante (em você)?
Só pra ler !    não precisa copiar o texto.
Você deve saber, portanto, que existe uma organização do currículo escolar que permite que todos aprendam, não é mesmo? Por este motivo, é muito importante ter informações sobre essa organização, pois isso permite que você entenda como tudo funciona e como os conteúdos podem ser mais explorados, em determinado momento e espaço, por você. Sobre isso, talvez você não tenha tanta clareza, mas as disciplinas/componentes curriculares, apesar de prédeterminadas e organizadas conforme as explicações dadas pelo o(a) seu(sua) professor(a), devem ser movimentadas a partir dos seus interesses ou preferências e, não apenas, por meio do que você precisa aprender na escola. É dessa forma que tudo passará a ter sentido para você e a escola pode tornar-se um dos seus lugares preferidos! Portanto, a organização das disciplinas/componentes curriculares são mais do que conteúdos planejados intencionalmente e construídos para atingir objetivos específicos, elas dependem do principal: VOCÊ para serem movimentadas e aprendidas! Sendo assim, aproveite como elas estão organizadas para aumentar ainda mais a sua aprendizagem e alcançar os seus objetivos! Sobre isso, converse com os seus irmãos ou alguém em sua casa que estudam  sobre como você acredita que as disciplinas/componentes curriculares podem ser movimentados por você na escola. Como você e os seus colegas dão vida para a Matemática ou para Língua Portuguesa? Como fazem os livros virarem saberes e as lições saírem do papel? O que isso tem a ver com o Projeto de Vida de vocês?

Atividade 3-

1. A partir das discussões , construa um desenho sobre como você entende a organização das disciplinas/componentes curriculares. Ao final, apresente para sua professora em forma de foto pelo Whats.





Nenhum comentário:

Postar um comentário