ESCOLA: E. E. PROF
JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Projeto
de Vida
|
SÉRIE: 2ª Sèrie - EM
|
||
PROFESSOR: Ana
Maria
|
|||
CONTEÚDO: - Semana
de Estudos Intensivos
|
HORAS/AULA: 2 aulas
|
||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 29/05/20
|
DATA DE ENTREGA:
08/06/20
|
||
OBJETIVO
DA AULA- Semanas de Estudos Intensivos -: O propósito de recuperar ou aprofundar aprendizagens essenciais
para o percurso dos alunos.
- Criar
o seu Diário de Práticas e Vivências.
- Possibilitar
que os alunos identifiquem e reflitam sobre as marcas que recebem e deixam no
mundo.
-Competências socioemocionais em foco: Determinação,
persistência e imaginação criativa .
Nº
aulas
|
Nº
|
O
QUE É PRA FAZER?
|
Apostila de Projeto Vida
1º Bim.
|
02
|
|
- LER AS ORIENTAÇÕES:
Que trazem indicações sobre a construção do Diário de Práticas
e Vivências.
-Após
construir o Diário de Práticas e
Vivências, - Escreva nele , quem sou eu? Coloque fotos desenhos e outros...
que relacione sobre a sua pessoa., sua família.
Portanto
é a sua criatividade.
-leia o
texto proposto “Marcas que recebo e deixo”e responda as questões no caderno
Obs:
Tirar
fotos doque fez e enviar para o
WhatsApp privado.
Duvidas?
Conversar no privado através de áudio
ou vídeo.
|
PAGINA 54
|
Para refletir:
Pensar sobre o que se fez, refletir sobre as próprias ações
e saber antecipar as consequências dos próprios atos são algumas formas de
avaliar nossas próprias atitudes, de pensar sobre elas e, principalmente,
produzir significado para nossas experiências. Avaliar, nesse sentido, é
compreender o que aconteceu, estabelecer relações causais a partir das ações e
escolhas que fazemos. Junto com isso, também podemos pensar na importância da
determinação e persistência. Essas duas competências permitem que olhem para
suas marcas no mundo e reflitam de que forma querem continuar caminhando para
atingir seus objetivos e sonhos futuros.
“Marcas que recebo e deixo”.
Antes mesmo de nascer, recebemos
e deixamos diversas marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham
por toda a vida, é o nosso nome. Depois do parto, novas marcas começam a
chegar: a certidão de nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e
marca o braço direito das pessoas para sempre!), as primeiras fotografias... Os
anos vão se passando e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos
pais e irmãos, a matrícula na escola e a entrada nas redes sociais! Somos
marcados também por outros tipos de coisas: pelas lembranças de lugares e
pessoas importantes para nós (como a casa de uma avó, o primeiro mergulho no
mar, a amizade com alguém que se torna especial) ou, ainda, pelos grandes
acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento de tratamentos de
doenças, os desastres naturais etc. Vamos fazer um teste para ver se tudo isso
que foi dito anteriormente é verdade?
Então, vamos lá! Responda as questões abaixo:
• Duas
marcas de produtos que você consome sempre;
• Dois
esportistas que marcaram a sua vida;
• Dois
políticos que fizeram história no Brasil;
• Dois
conteúdos aprendidos na escola que você nunca esqueceu;
Por falar em marcas, vamos falar
das marcas profundas , daquilo que é importante nas nossas vidas. Alguns acontecimentos deixam marcas em nossas
lembranças, outros, no nosso corpo. Mas têm aquelas coisas que marcam a nossa
história, por isso consideramos que são mais profundas.
Então responda:
1-
Diferencie os acontecimentos que trazem marcas
superficiais e profundas para as pessoas.
2-
Quais são os acontecimentos pessoais, familiares,
comunitários ou da sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você?
3-
Que tipo de marcas você tem deixado no mundo?
Obs: Nesta ultima
questão 3- Pense sobre elas com cuidado. Tente compreender os vários
aspectos dessas marcas que você deixa no mundo à sua volta.
Exemplo de Diário
de Praticas e Vivencias
"De maneira bem simples e objetiva, construir um Projeto de
Vida consiste em documentar os sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições do
jovem em relação ao seu futuro. É também onde escrevemos tudo aquilo que
precisamos fazer para alcançar nossos objetivos. É, portanto, escrever o
planejamento do que queremos para o nosso futuro e definir os caminhos que
deveremos percorrer para atingi-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário