terça-feira, 23 de junho de 2020

Língua Portuguesa e Literatura- ProfªZilda

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa 
SÉRIE: 2ªsérie Ensino Médio 
PROFESSOR: Zilda Maria Moraes Bueno
CONTEÚDO: conectores discursivos, Artigo de opinião, Romantismo
HORAS/AULA: 10
PERÍODO: DATA DE ENVIO:24/ 06/2020
DATA DE ENTREGA:10/07 /2020

OBJETIVO DA AULA. Compreender de forma ampla os conectivos textuais para elaborar estratégias de leitura e textualização e elaboração de forma remota um artigo de opinião.
Reconhecer as especificidades do texto narrativo romance. 
JUSTIFICATIVA Estabelecer relações lógico-discursivos analisando o valor argumentativo dos conectivos.
Reconhecer ao texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores  humanos atualizáveis na contemporaneidade.



Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
PÁGINAS DA APOSTILA .
01




22/06/
As atividades deste roteiro são referentes as aulas do Centro de Mídias (09/06 até 18/06) fazer as atividades 12,13,14 e 15 com conectores discursivos.
Aprender Sempre (pág.14,15,16)
01
23/06
Realizar a leitura do texto 1 e   responder as questões abaixo.


.
SP faz escola (pág.110)
02




01
25/06



26/06
Responder as questões sobre Romantismo


Produção escrita – Artigo de opinião



02



01





02/07


03/07
Interpretação de textos (habilidades da AAP 1º bimestre 1º bimestre)



Interpretação de textos (habilidades da AAP 1º bimestre)


Responda as questões abaixo referente ao texto1 da página 110
A produção literária da 1ª e da 2ªgerações românticas do século XIX, destacou a mulher como figura idealizada.
1-  Identifique no trecho retirado da obra Senhora características que comprovem essa afirmação.
2-  O que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?
3-  Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou   o cetro; foi proclamada a rainha dos salões (…)
Qual figura de linguagem está presente neste trecho?
ATIVIDADE DE LITERATURA – ROMANTISMO
1)  Com base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.
2)  O Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?
3)  Qual obra marcou o início das produções românticas?
4)  Quais as principais características desse período?
5)  Sobre os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior destaque?

PRODUÇÃO ESCRITA- ARTIGO DE OPINIÃO (20 linhas)

 
 



INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Texto 1  Olhos Verdes
[...] Como se lê num espelho Pude ler nos olhos seus!
Os olhos mostram a alma,
Que as ondas postas em calma
Também refletem os céus; Mas, ai de mim!
Nem já sei qual fiquei sendo
Depois que os vi! [...]
DIAS, Gonçalves. Poemas. Rio de Janeiro: Ediouro. 1997.
Texto 2
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). [...] Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma, transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo.
FREIRE, Paulo. Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura. Campinas. Nov. 1981. Fragmento.
Um aspecto comum a esses dois textos é A) a escolha da palavra na escrita.
B)  a importância dos olhos para a leitura.
C)  a mudança da leitura com o tempo.
D)  as transformações ocorridas no mundo.
E)   as várias possibilidades de leitura.
Leia o texto abaixo e responda.

(http://www.sedur.ba.gov.br/arquivo_charges/charge.05.06.2007.html) A charge destina-se a
(A) criticar o conflito existente entre gerações.
(B)  conscientizar os leitores da importância de preservar a natureza.
(C)  apontar o desperdício de um desmatamento mal planejado.
(D) salientar um processo ainda rudimentar de trabalho rural.
Asa Branca

Quando olhei a terra ardendo 
Qual fogueira de São João 
Eu perguntei a Deus do céu 

Por que tamanha judiação. 
Que brasileiro, que fornalha 
Nem um pé de plantação  Por falta d´água, perdi meu gado  Morreu de sede meu alazão. 

Inté mesmo a asa branca 
Bateu asas do sertão 
Entonce eu disse: adeus, Rosinha  Guarda contigo meu coração. 

Hoje longe, muitas léguas 
Numa triste solidão 
Espero a chuva cais de novo pra mim voltar, ah! Pro meu sertão. 

Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação eu te asseguro, não chore não, viu  Que eu voltarei, viu, meu coração. 
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. 
Qual é o tema do texto? 
A)  A solidão dos sertanejos. 
B)  A fauna sertaneja. 
C)  A seca do Sertão. 
D)  A vegetação do sertão. 
E)   O romance do vaqueiro.





                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário