ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
|
SÉRIE: 2ªsérie Ensino Médio
|
||
PROFESSOR: Zilda
Maria Moraes Bueno
|
|||
CONTEÚDO: conectores
discursivos, Artigo de opinião, Romantismo
|
HORAS/AULA: 10
|
||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO:24/ 06/2020
|
DATA DE ENTREGA:10/07 /2020
|
||
OBJETIVO DA AULA. Compreender de forma ampla os conectivos textuais para
elaborar estratégias de leitura e textualização e elaboração de forma remota um
artigo de opinião.
Reconhecer
as especificidades do texto narrativo romance.
JUSTIFICATIVA Estabelecer relações
lógico-discursivos analisando o valor argumentativo dos conectivos.
Reconhecer
ao texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos
e valores humanos atualizáveis na
contemporaneidade.
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
|
PÁGINAS DA APOSTILA .
|
01
|
22/06/
|
As atividades deste roteiro são referentes as aulas do Centro de
Mídias (09/06 até 18/06) fazer as atividades 12,13,14 e 15 com conectores
discursivos.
|
Aprender Sempre (pág.14,15,16)
|
01
|
23/06
|
Realizar
a leitura do texto 1 e responder as questões abaixo.
.
|
SP faz escola (pág.110)
|
02
01
|
25/06
26/06
|
Responder
as questões sobre Romantismo
Produção escrita – Artigo de opinião
|
|
02
01
|
02/07
03/07
|
Interpretação de textos
(habilidades da AAP 1º bimestre 1º bimestre)
Interpretação de textos
(habilidades da AAP 1º bimestre)
|
|
Responda as questões abaixo
referente ao texto1 da página 110
A produção literária da 1ª e
da 2ªgerações românticas do século XIX, destacou a mulher como figura
idealizada.
1- Identifique
no trecho retirado da obra Senhora características que comprovem essa
afirmação.
2- O que é
possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua
descrição?
3- Há anos
raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão
ninguém lhe disputou o cetro; foi
proclamada a rainha dos salões (…)
Qual figura de linguagem está
presente neste trecho?
ATIVIDADE DE LITERATURA – ROMANTISMO
1) Com
base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.
2) O
Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?
3) Qual
obra marcou o início das produções românticas?
4) Quais
as principais características desse período?
5) Sobre
os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior
destaque?
PRODUÇÃO ESCRITA- ARTIGO DE OPINIÃO (20 linhas)
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Texto
1 Olhos Verdes
[...] Como se lê
num espelho Pude ler nos olhos seus!
Os olhos
mostram a alma,
Que as ondas
postas em calma
Também refletem
os céus; Mas, ai de mim!
Nem já sei qual
fiquei sendo
Depois que os
vi! [...]
DIAS, Gonçalves. Poemas.
Rio de Janeiro: Ediouro. 1997.
Texto
2
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí
que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura
daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que
sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). [...] Se for capaz de escrever
minha palavra estarei, de certa forma, transformando o mundo. O ato de ler o
mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho
com esse mundo.
FREIRE,
Paulo. Abertura do Congresso Brasileiro
de Leitura. Campinas. Nov. 1981. Fragmento.
Um aspecto comum a
esses dois textos é A) a escolha da palavra na escrita.
B) a
importância dos olhos para a leitura.
C) a mudança
da leitura com o tempo.
D) as
transformações ocorridas no mundo.
E) as
várias possibilidades de leitura.
Leia
o texto abaixo e responda.
(http://www.sedur.ba.gov.br/arquivo_charges/charge.05.06.2007.html)
A charge destina-se a
(A) criticar o
conflito existente entre gerações.
(B) conscientizar
os leitores da importância de preservar a natureza.
(C) apontar o
desperdício de um desmatamento mal planejado.
(D) salientar um
processo ainda rudimentar de trabalho rural.
Asa Branca
Quando olhei a
terra ardendo
Qual fogueira de
São João
Eu perguntei a Deus
do céu
Por que tamanha
judiação.
Que brasileiro, que
fornalha
Nem um pé de
plantação Por falta d´água, perdi meu
gado Morreu de sede meu alazão.
Inté mesmo a asa
branca
Bateu asas do
sertão
Entonce eu disse:
adeus, Rosinha Guarda contigo meu
coração.
Hoje longe, muitas
léguas
Numa triste
solidão
Espero a chuva cais
de novo pra mim voltar, ah! Pro meu sertão.
Quando o verde dos
teus olhos se espalhar na plantação eu te asseguro, não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração.
Luiz Gonzaga
e Humberto Teixeira.
Qual é o tema do
texto?
A) A solidão
dos sertanejos.
B) A fauna
sertaneja.
C) A seca do
Sertão.
D) A vegetação
do sertão.
E)
O romance do vaqueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário