segunda-feira, 18 de maio de 2020

Geografia- Profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 2ª Série do Médio
PROFESSOR: Loren Evelyn
CONTEÚDO: DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE
HORAS/AULA: 2
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/5
DATA DE ENTREGA: 22/5


OBJETIVO DA AULA: compreender como se deu as políticas nacionais de produção econômica no período colonial, e como essas se refletiram na produção territorial brasileira
JUSTIFICATIVA: A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias, devido as suas condições climáticas (tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.


ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
Questões
- Leia o texto abaixo com atenção:

BRASIL: DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE E ESPAÇOS EXTROVERTIDOS

     Nos mapas “Brasil: a economia e o território”, identificamos em relação às atividades econômicas, no território brasileiro, uma organização em “coágulos”, ou seja, em “ilhas” ou “arquipélagos” econômicos, com um traçado das estradas, rodovias e ferrovias concentradas próximas ao litoral e com pouca penetração no interior do território.
     O funcionamento da economia colonial ocorreu de acordo com a lógica do comércio marítimo atlântico, submetida ao monopólio mercantil e controle metropolitano. No caso do Brasil, isso fez com que, no Período Colonial, as cidades tenham se concentrado na faixa costeira com adensamentos em algumas áreas como o Recôncavo  de Todos os Santos e o da Guanabara e em estuários e baixadas costeiras, como é o exemplo da Santista.
     A mineração de metais e pedras preciosas foi responsável pela interiorização das cidades nas Minas Gerais e Goiás;
     A extração das drogas do sertão (determinadas especiarias, como cacaucanela, baunilhacravocastanha e guaraná, extraídas do chamado sertão brasileiro na época das entradas e das bandeiras), por sua vez, promoveu esporádico assentamento urbano na Bacia Amazônica e no Golfão Maranhense.
     O avanço do complexo cafeeiro paulista, no século XIX e início do XX, foi o principal motor do processo de interiorização do crescimento urbano, que avançou pelo Planalto Paulista ao longo do traçado das ferrovias, que escoavam o café para o porto de Santos.
     A conquista e domínio territoriais sintetizam a essência da colônia e podem ser consideradas um traço comum na maioria dos processos coloniais de exploração (envolvendo, inclusive, o uso da violência). No período inicial da colonização, os europeus apropriaram-se de uma natureza e de territórios já humanizados, em maior ou menor grau, por povos que viviam no que viria a ser o atual território brasileiro. Desse modo, é justo afirmar que o “Brasil indígena antecede o Brasil lusitano e o Brasil contemporâneo”.
    A DIT - divisão internacional do trabalho, de modo simplificado, é a divisão do trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos primários e a compra de produtos manufaturados e industriais na interdependência econômica estabelecida com aqueles. A acumulação primitiva de capital trata-se do processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa, entre os séculos XVI e XVIII, que possibilitou grandes transformações econômicas ocorridas com a primeira Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX).
     Espaços extrovertidos são espaços geográficos produzidos e organizados para atender o mercado externo, e segundo a lógica da DIT. Exemplos: espaço da agroindústria da cana-de-açúcar, espaço da mineração, espaço do café, etc.
     O termo “arquipélago econômico” expressa a falta de integração entre as economias regionais que se constituíram como espaços relativamente autônomos de produção e consumo, guardando relações mais próximas com os mercados externos do que entre si. Vale esclarecer que a expressão se aplica à economia e à configuração geoeconômica do território brasileiro no início do século XX, marcadas pela fragmentação em “ilhas” regionais, em grande parte resultantes da economia colonial.

Após a leitura do texto, COPIE  e REPONDA as questões a seguir no caderno:

a) O que são arquipélagos econômicos?

b) O que significa DIT? Explique.

c) Quais são os ciclos econômicos citados no texto? Pelo o que eles foram responsáveis?



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