ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Geografia
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SÉRIE: 2ª Série do Médio
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PROFESSOR: Loren Evelyn
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CONTEÚDO: DO ARQUIPÉLAGO
AO CONTINENTE
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HORAS/AULA: 2
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/5
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DATA DE ENTREGA: 22/5
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OBJETIVO DA AULA: compreender
como se deu as políticas nacionais de produção econômica no período colonial, e
como essas se refletiram na produção territorial brasileira
JUSTIFICATIVA:
A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros
agrícolas às nações europeias, devido as suas condições climáticas
(tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo nível técnico e
caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo;
as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
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Questões
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Leia o texto abaixo com atenção:
BRASIL: DO
ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE E ESPAÇOS EXTROVERTIDOS
Nos mapas “Brasil: a economia e o território”, identificamos em
relação às atividades econômicas, no território brasileiro, uma organização
em “coágulos”, ou seja, em “ilhas” ou “arquipélagos” econômicos, com um
traçado das estradas, rodovias e ferrovias concentradas próximas ao litoral e
com pouca penetração no interior do território.
O funcionamento
da economia colonial ocorreu de acordo com a lógica do comércio marítimo
atlântico, submetida ao monopólio mercantil e controle metropolitano. No caso
do Brasil, isso fez com que, no Período Colonial, as cidades tenham se
concentrado na faixa costeira com adensamentos em algumas áreas como o
Recôncavo de Todos os Santos e o da
Guanabara e em estuários e baixadas costeiras, como é o exemplo da Santista.
A
mineração de metais e pedras preciosas foi responsável pela interiorização
das cidades nas Minas Gerais e Goiás;
A
extração das drogas do sertão (determinadas especiarias, como cacau, canela,
baunilha, cravo, castanha e guaraná,
extraídas do chamado sertão brasileiro na
época das entradas e das bandeiras), por sua vez,
promoveu esporádico assentamento urbano na Bacia Amazônica e no Golfão
Maranhense.
O
avanço do complexo cafeeiro paulista, no século XIX e início do XX, foi o
principal motor do processo de interiorização do crescimento urbano, que
avançou pelo Planalto Paulista ao longo do traçado das ferrovias, que
escoavam o café para o porto de Santos.
A
conquista e domínio territoriais sintetizam a essência da colônia e podem ser
consideradas um traço comum na maioria dos processos coloniais de exploração
(envolvendo, inclusive, o uso da violência). No período inicial da
colonização, os europeus apropriaram-se de uma natureza e de territórios já
humanizados, em maior ou menor grau, por povos que viviam no que viria a ser
o atual território brasileiro. Desse modo, é justo afirmar que o “Brasil
indígena antecede o Brasil lusitano e o Brasil contemporâneo”.
A
DIT - divisão internacional do trabalho, de modo simplificado, é a divisão do
trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às
suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos primários e a
compra de produtos manufaturados e industriais na interdependência econômica
estabelecida com aqueles. A acumulação primitiva de capital trata-se do
processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa, entre os séculos XVI e
XVIII, que possibilitou grandes transformações econômicas ocorridas com a
primeira Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX).
Espaços extrovertidos são espaços geográficos produzidos e organizados
para atender o mercado externo, e segundo a lógica da DIT. Exemplos: espaço
da agroindústria da cana-de-açúcar, espaço da mineração, espaço do café, etc.
O
termo “arquipélago econômico” expressa a falta de integração entre as
economias regionais que se constituíram como espaços relativamente autônomos
de produção e consumo, guardando relações mais próximas com os mercados
externos do que entre si. Vale esclarecer que a expressão se aplica à
economia e à configuração geoeconômica do território brasileiro no início do
século XX, marcadas pela fragmentação em “ilhas” regionais, em grande parte
resultantes da economia colonial.
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Após
a leitura do texto, COPIE e REPONDA as
questões a seguir no caderno:
a) O que são arquipélagos econômicos?
b) O que significa DIT? Explique.
c) Quais são os ciclos econômicos citados no
texto? Pelo o que eles foram responsáveis?
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