ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA:
Geografia
|
SÉRIE:
2ª Série do Médio
|
||
PROFESSOR:
Loren Evelyn
|
|||
CONTEÚDO:
OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (I): O
ESPAÇO INDUSTRIAL
OS CIRCUITOS
DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO
|
HORAS/AULA:
4
|
||
PERÍODO:
DATA DE ENVIO: 7/7
|
DATA
DE ENTREGA: 21/7
|
||
OBJETIVO DA AULA: Ler e interpretar mapas
da distribuição da atividade industrial no Brasil; Identificar, por meio da
linguagem cartográfica, textos e/ou iconografias, a distribuição da atividade
agropecuária no território brasileiro;
Não se esqueça de enviar uma foto para a professora fazer
o registro da sua atividade!
Atividade 1 - Atualmente,
o Brasil é considerado um dos países mais industrializados do mundo,
ocupando, em 2015, o 11º lugar neste segmento em escala global. Porém, a
industrialização não ocorre de forma homogênea no país, ou seja, ela se
encontra irregularmente distribuída no território, onde algumas áreas são
densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa atividade
econômica.
Analise o mapa a
seguir, disponível no caderno do aluno na pág. 64 e responda as seguintes
questões:
a) Identifique, de acordo com a divisão
regional do IBGE, qual região é a mais industrializada.
b) Indique o nome de 5 estados com grau
elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.
c) Por que não há uma distribuição
equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de
formação do território brasileiro com a realidade atual.
Concentração
Industrial – 2013
Atividade 2 – Faça
uma pesquisa e cite as maiores e principais indústrias atualmente localizadas
nas seguintes regiões:
a) Norte:
b) Nordeste:
c) Centro-Oeste:
d) Sudeste:
e) Sul:
Atividade 3 – Leia
o texto a seguir, disponível no caderno do aluno na pág. 65:
Atividade 4 – Grife as palavras
desconhecidas no texto e pesquise sobre seus significados, elaborando um glossário
(palavras e seus significados) no seu caderno.
Atividade 5 – Após
a elaboração do glossário, responda as seguintes questões de acordo com o
texto da questão 3.
a) Qual é o principal assunto do texto?
b) Comente sobre os principais motivos
geradores do problema social a fome, no período de 1964 a 1985, esse período
coincide com qual momento político do Brasil?
c) Como está organizado o espaço rural
brasileiro atualmente?
d) Enumere as principais consequências
das técnicas agroindustriais atuais para o meio ambiente e para a sociedade.
Atividade 6 –
Observe as imagens (pág.66) a seguir e elabora um texto sobre os efeitos da
utilização dos agrotóxicos na produção agrícola sobre o meio ambiente e as
pessoas:
A cultura agrícola do
Brasil ainda é baseada na utilização de agrotóxicos e pesticidas, o que o
leva a ser o maior consumidor dessas substâncias. Frente a essa realidade, os
trabalhadores são os que mais sofrem, já que muitas vezes não existem, nas
lavouras, equipamentos de proteção. E o mais grave é que, muitas vezes, os
agricultores utilizam, de maneira irregular, agentes proibidos na maior parte
do mundo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário