quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Geografia- Profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 2ª Série do Médio
PROFESSOR: Loren Evelyn
CONTEÚDO:  OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (I): O ESPAÇO INDUSTRIAL
                                OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO
HORAS/AULA: 4
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 7/7
DATA DE ENTREGA: 21/7


OBJETIVO DA AULA: Ler e interpretar mapas da distribuição da atividade industrial no Brasil; Identificar, por meio da linguagem cartográfica, textos e/ou iconografias, a distribuição da atividade agropecuária no território brasileiro;

JUSTIFICATIVA:  O tema aborda a concentração de terras rurais e o uso da terra no Brasil, e apresenta uma visão de síntese sobre o agronegócio e o uso excessivo de agrotóxicos para aumento da produtividade e lucratividade.




Não se esqueça de enviar uma foto para a professora fazer o registro da sua atividade!

Atividade 1 - Atualmente, o Brasil é considerado um dos países mais industrializados do mundo, ocupando, em 2015, o 11º lugar neste segmento em escala global. Porém, a industrialização não ocorre de forma homogênea no país, ou seja, ela se encontra irregularmente distribuída no território, onde algumas áreas são densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa atividade econômica.

Analise o mapa a seguir, disponível no caderno do aluno na pág. 64 e responda as seguintes questões:

a)    Identifique, de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada.

b)    Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.

c)    Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.







Concentração Industrial – 2013



Atividade 2 – Faça uma pesquisa e cite as maiores e principais indústrias atualmente localizadas nas seguintes regiões:

a)    Norte:

b)    Nordeste:

c)    Centro-Oeste:

d)    Sudeste:

e)    Sul:




Atividade 3 – Leia o texto a seguir, disponível no caderno do aluno na pág. 65:





Atividade 4 – Grife as palavras desconhecidas no texto e pesquise sobre seus significados, elaborando um glossário (palavras e seus significados) no seu caderno.

Atividade 5 – Após a elaboração do glossário, responda as seguintes questões de acordo com o texto da questão 3.

a)    Qual é o principal assunto do texto?

b)    Comente sobre os principais motivos geradores do problema social a fome, no período de 1964 a 1985, esse período coincide com qual momento político do Brasil?

c)    Como está organizado o espaço rural brasileiro atualmente?

d)    Enumere as principais consequências das técnicas agroindustriais atuais para o meio ambiente e para a sociedade.




Atividade 6 – Observe as imagens (pág.66) a seguir e elabora um texto sobre os efeitos da utilização dos agrotóxicos na produção agrícola sobre o meio ambiente e as pessoas:

A cultura agrícola do Brasil ainda é baseada na utilização de agrotóxicos e pesticidas, o que o leva a ser o maior consumidor dessas substâncias. Frente a essa realidade, os trabalhadores são os que mais sofrem, já que muitas vezes não existem, nas lavouras, equipamentos de proteção. E o mais grave é que, muitas vezes, os agricultores utilizam, de maneira irregular, agentes proibidos na maior parte do mundo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário